São Paulo – A artista plástica brasileira Elizabeth Dorazio expõe pela primeira vez em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, onde vive atualmente. A exposição Symphoniae, de esculturas de parede feitas a partir do artesanato de mulheres beduínas da região, tem inauguração nesta quinta-feira (7) e fica em cartaz até 23 de junho na Galeria de Arte da Universidade de Nova York em Abu Dhabi (NYU Art Gallery), com entrada gratuita. A galeria fica aberta ao público de sábado a quinta-feira, das 15h às 22h.
Em conversa por e-mail, Dorazio contou um pouco sobre seu mais recente trabalho e a influência do país árabe nas obras. “Quando cheguei nos Emirados, procurei entender com cuidado que lugar seria este em que me encontrava. Na minha pesquisa, descobri o centro de artesanato, onde as mulheres beduínas trabalham fazendo diferentes técnicas de artesanato. Desde então frequentei o local dezenas de vezes e costurando o Al-Khous (técnica de tecelagem de folhas de palmeira) às minhas pinturas, pretendo criar um diálogo”.
Symphoniae significa, do grego, harmonia ou concordância de sons. A série de trabalhos é fundamentada na ideia de criar harmonia a partir da disparidade. Imagens feitas com a pintura a têmpera misturam-se a técnicas das tramas de folhas de palmeira Al-Khous, feitas pelas mulheres beduínas da região árabe, que perpassam como uma espiral por todo o trabalho.
(Continua após a galeria)
A artista se considera uma estrangeira no mundo, tendo vivido por 14 anos na Alemanha, e agora nos Emirados Árabes, e conta que se mudou por motivos pessoais. “Considero a biografia de um artista menos importante do que sua obra”, explica. “Uma artista pode desenvolver seu trabalho em qualquer lugar que estiver; o importante é que sigo meu processo artístico aonde quer que eu esteja”.
Sobre os Emirados, a artista diz que 80% da população é estrangeira, como ela. “Aqui é um lugar multicultural, com uma população que vem do mundo todo, então vir de um país ou de outro não faz muita diferença; viver aqui é muito bom, eu gosto muito”, finaliza.
Para mais informações acesse o site da galeria e também o site da artista.
Serviço:
Symphoniae – Elizabeth Dorazio
NYU Art Gallery – Abu Dhabi
7 a 23 de junho de 2018
Sábado a quinta-feira, das 15h às 22h
Gratuito