São Paulo – O artista plástico libanês, Michel Sallouti, que mora há quase 50 anos no Brasil, vai realizar sua primeira mostra individual nesta quarta-feira (01) na Galeria Oeste, em São Paulo. A exposição, que terá 27 obras, leva o nome De Alma Branca. Todos os trabalhos apresentam a mesma cor, a branca. “Meu trabalho é muito moderno, contemporâneo e abstrato”, afirmou Sallouti.
O diferencial das telas do artista já começa pelo material utilizado, tinta acrílica com pó do mármore branco Carrara e areia. “Eu só trabalho com cores brancas”, disse. Normalmente, as obras apresentam figuras geométricas e traços em alto-relevo. Os tamanhos das telas variam de 60 centímetros por 60 centímetros à 200cm por 100cm.
Segundo Sallouti, suas obras demonstram paz e felicidade. “Sempre fui uma pessoa feliz desde criança e passo essa felicidade em minhas obras”, disse. O artista afirmou ainda que ele é diferente da maioria dos artistas, que usam a arte como uma válvula de escape para os problemas. Seus quadros mostram a expressão de um homem realizado e bem sucedido disposto a compartilhar sua felicidade com todos.
“Minhas obras têm tudo sobre a minha vida”, disse Sallouti, que morou no Líbano até os 20 anos de idade e se mudou para o Brasil com a mãe e seus seis irmãos. De acordo com ele, suas telas também remetem à sua infância no país árabe, onde foi muito feliz. Sua vocação para arte é uma aptidão de infância. “Desde criança eu já tinha o dom da pintura”, completou.
Apesar de ter essa paixão pela arte, Sallouti só foi trabalhar com artes plásticas em 2004, quando entrou para a Escola Panamericana de Artes, em São Paulo. “Depois que me formei fui em busca desse caminho da pintura”, disse. Este ano, Sallouti expôs em conjunto com outros artistas, mas não era bem isso que ele sonhava. “Sentia que o meu trabalho era muito diferente dos outros”, afirmou.
Após as mostras coletivas, surgiu a oportunidade de Sallouti fazer uma exposição individual na Galeria Oeste. “Foi algo inédito para mim”, disse.
Trajetória
Sallouti nasceu na cidade de Haifa, no Líbano, onde conclui seus estudos na Universidade Americana de Beirute. Trabalhou no país árabe numa agência de publicidade como desenhista e ilustrador. Ao imigrar para o Brasil, aprendeu o português e foi trabalhar com propaganda, se estabelecendo como fotógrafo publicitário. Na década de 70, Sallouti foi para Londres estudar cinema e ao retornar ao Brasil, começou a dirigir comerciais. Em 1978, o publicitário ganhou o único Leão de Ouro do Brasil em Cannes.
Com uma produtora própria, Sallouti se destacou diversas vezes no ramo da publicidade, ganhou outros prêmios no país e no exterior. Agora, com quase 70 anos, Sallouti sonha em levar os filhos para conhecer sua terra natal e já se prepara para realizar uma exposição em Dubai.
Serviço
Exposição De Alma Branca
Data: 02 a 18 de outubro
Local: Galeria Oeste
Endereço: Rua Mateus Grou, 618 – Pinheiros, São Paulo
Horário: 2ª feira a 6ª feira – das 11h às 19h
Tel. (11) 3815 9889