São Paulo – Localizado a 545 quilômetros da costa de Pernambuco, o arquipélago de Fernando de Noronha é famoso pela beleza de suas praias, as águas cristalinas, com lindos corais e a presença de golfinhos, que atraem turistas de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. Para chegar à ilha de Fernando de Noronha, a maior do arquipélago e única que é povoada, é preciso tomar um avião partindo de Recife ou de Natal. Depois de uma hora de voo, é só colocar os chinelos, os óculos de sol e aproveitar a magnífica natureza do lugar.
É em Noronha que se encontra aquela que é considerada a mais bela praia do Brasil, a Baía do Sancho, uma das poucas que permitem a parada de embarcações de banho sem causar danos aos corais. Para ter acesso à praia, que é isolada, o turista pode chegar de barco ou ir por escadas encravadas no meio de uma rocha. A vista é simplesmente deslumbrante.
De acesso mais fácil, as praias do Cachorro e da Conceição ficam próximas ao centro da ilha. "São locais bem frequentados, inclusive pelos moradores da ilha", conta Luis Leite, diretor comercial da Noronha Brasil, operadora de turismo com sede em Natal. Segundo Leite, as três praias acima são de águas calmas, mas para quem quer algo mais agitado, também há opções. "Onde se surfa bastante é na Cacimba do Padre. Lá, acontece um campeonato de surfistas", conta o executivo.
As opções de mergulho também são variadas, com vários pontos em toda a ilha, como o Buraco do Inferno, Cordilheira, Macaxeira, Caieiras, Laje Dois Irmãos, Caverna da Sapata e Sela Gineta.
Há passeios organizados para mergulhadores credenciados, aqueles que já têm experiência, e também para aqueles que vão fazer seu primeiro mergulho, chamado de batismo. "Um dos principais pontos de mergulho é a Corveta, um navio de guerra afundado. São 32 metros de profundidade, então, é mais para profissionais", aponta o diretor da Noronha Brasil.
Fernando de Noronha também oferece opções de passeios por trilhas, que podem ser feitas a pé ou em carros 4×4. Para conhecer o passado da ilha, há uma caminhada histórica que, diz Leite, é bastante popular entre os turistas. Começando pelo centro, passa-se pelo museu histórico, Forte dos Remédios, pelos bairros Floresta Nova, Floresta Velha, Vila dos Remédios e Vila dos Trinta, encerrando com o pôr do sol na praia da Conceição. "As ruinas do forte têm uma vista muito boa de todo o centro de Noronha", comenta. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) também oferece palestras diárias e gratuitas sobre a vida e a natureza na ilha.
À noite, a diversão fica por conta do Bar do Cachorro, na praia que também leva o nome do animal. "Este foi o primeiro bar da ilha, ponto de encontro tanto dos moradores quanto dos turistas", conta Leite. Uma pizzaria, ali perto, também atrai a atenção dos turistas depois de um dia nas praias da ilha.
Para se hospedar e comer
Não há grandes hotéis em Fernando de Noronha. As opções para hospedagem são pequenas pousadas, que vão de categorias simples até as consideradas VIP.
A mais luxuosa delas, a Pousada Maravilha, conta com cinco bangalôs e três apartamentos, todos com vista para a Baía do Sueste, uma das mais lindas praias de Noronha. A pousada fica a 200 metros da praia e seu acesso até ela é asfaltado. Todos os quartos possuem varanda e, nos bangalôs, há ainda um ofurô particular.
Os serviços da Maravilha começam com a recepção no aeroporto da ilha, de onde o hóspede é levado à pousada e encaminhado ao restaurante, no qual são servidos petiscos e champanhe de boas vindas.
"É neste momento que o hóspede fica sabendo de todas as possibilidades de passeios pela ilha. A pousada cuida do agendamento das atividades e garante a excelência de todos os serviços já testados, como passeio de barco ao pôr do sol, mergulho, ida às 14 praias do arquipélago e aluguel de equipamentos e carro", conta Simone Dias Catharino, gerente-geral da Pousada Maravilha. Segundo Catharino, os estrangeiros são maioria entre os hóspedes da pousada, somando 60% de sua ocupação. Eles vêm de países da Europa, Ásia e Américas.
Para comer, a Maravilha oferece um cardápio de gastronomia internacional, além de criar menus especiais para ocasiões como casamentos, aniversários e lua de mel.
A Pousada Zé Maria, de categoria VIP e badalada por artistas nacionais, também possui um dos restaurantes mais conceituados da ilha, com pratos criados pelo próprio Zé Maria, dono da pousada, e também por chefs locais e internacionais. Um dos atrativos do restaurante é seu Festival Gastronômico, com variados pratos de frutos do mar.
Serviço
Noronha Brasil
Tel.: + 55 84 3217-0022
E-mail: contato@noronhabrasil.com.br
Site: www.noronhabrasil.com.br
Pousada Maravilha
Tels: + 55 81 3619-0028/1290
E-mail: atendimento@pousadamaravilha.com.br
Pousada Zé Maria
Tel.: + 55 81 3619-1288
Site: www.pousadazemaria.com.br
Administração de Fernando de Noronha
Site: www.noronha.pe.gov.br