Agência Brasil
Brasília – Será aberta hoje (12) em Nova York (EUA) a 61ª Sessão da Assembléia Geral das Nações Unidas. Após a abertura oficial da sessão, a assembléia vai realizar, nos dias 14 e 15 de setembro, o Diálogo Internacional sobre Migrações e Desenvolvimento e a Reunião de Alto Nível sobre os Países Menos Desenvolvidos.
O debate geral anual, do qual participam dezenas de chefes de Estado e de Governo, ocorrerá durante nove dias, de 19 a 29 de setembro. O debate é normalmente aberto pelo presidente do Brasil.
A 61ª sessão se estenderá até meados de setembro de 2007 e deverá debater questões que estão pendentes desde a Cúpula Mundial de 2005, como a reforma do Conselho de Segurança e do Secretariado da ONU, a continuação dos trabalhos da Comissão de Consolidação da Paz e do Conselho de Direitos Humanos e a Convenção Internacional sobre Terrorismo.
A Assembléia-Geral, instituída pela Carta das Nações Unidas em 1945, é o principal órgão deliberativo, diretor e representativo das Nações Unidas. É constituída pelos representantes dos 192 estados-membros da organização, se reúne anualmente em sessão ordinária e proporciona um fórum para a discussão multilateral de todas as questões internacionais abrangidas pela carta.