São Paulo – O primeiro astronauta dos Emirados Árabes Unidos foi para o espaço nesta quarta-feira (25). Hazza Al-Mansoori será também o primeiro árabe a ir para a Estação Espacial Internacional (ISS). A espaçonave russa Soyuz MS-15 foi lançada do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Além de Al-Mansoori, a norte-americana da Nasa Jessica Meir e o cosmonauta russo Oleg Skripochka decolaram alguns minutos antes das 20 horas, horário local (11 horas da manhã pelo horário de Brasília) com destino à ISS. O trio deve atracar no posto avançado da ISS após um voo de seis horas.
“Vou tentar me lembrar de cada segundo do lançamento em si”, disse Al-Mansoori em uma entrevista coletiva neste mês. “Porque será realmente muito importante para mim compartilhá-lo com meu país, com o mundo inteiro e com a região árabe”, declarou.
Aos 35 anos e pai de quatro filhos, Al-Mansoori é o terceiro astronauta do mundo árabe a ir para o espaço. O primeiro foi o príncipe saudita Sultan Bin Salman, que viajou em 1985 a bordo do ônibus espacial Discovery, da Nasa. O segundo foi o sírio Muhammad Faris, que participou de uma missão sírio-soviética em 1987.
Al-Mansoori conduzirá uma série de experimentos na Estação Espacial, como um que estuda a emulsificação de óleo em um ambiente livre de gravidade, e um que tentará germinar uma semente de tâmara nativa dos Emirados. O astronauta retornará à Terra no dia 03 de outubro.
Acompanhe os momentos do lançamento da espaçonave no vídeo abaixo.