Emirados anunciam astronauta para missão espacial

O piloto Hazza Al Mansoori foi selecionado para participar de viagem à Estação Espacial Internacional. O engenheiro Sultan Al Neyadi foi escolhido como reserva.

Alexandre Rocha
alexandre.rocha@anba.com.br

Dubai – O Centro Espacial Mohammed Bin Rashid, de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, anunciou a seleção de Hazza Al Mansoori (esq. na foto) como astronauta do país que irá à Estação Espacial Internacional, e de Sultan Al Neyadi (dir.) como reserva da mesma missão. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (12) pela Emirates News Agency (WAM).

Os dois estão em treinamento no Centro de Treinamento de Cosmonautas Yuri Gagarin na Cidade das Estrelas, na Rússia. Mansoori vai participar de uma missão de oito dias à Estação Espacial, com partida programada para 25 de setembro a bordo de uma nave Soyuz-MS 15. O lançamento irá ocorrer no Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. É a primeira viagem de um árabe à estação.

Segundo a WAM, Mansoori fará experimentos científicos. Mansoori é piloto de aviões de caça e Neyadi é engenheiro com doutorado em tecnologia da informação.

WAM

Publicações relacionadas