Atividade econômica caiu 0,13% no Brasil

A economia brasileira recuou no segundo trimestre deste ano em comparação com os três meses anteriores, segundo pesquisa do Banco Central.

Agência Brasil
pauta@ebc.com.br

Brasília – A economia apresentou retração no segundo trimestre deste ano. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) dessazonalizado (ajustado para o período) apresentou queda de 0,13% no segundo trimestre, comparado com o período de janeiro a março deste ano. As informações foram divulgadas nesta segunda-feira (12).

Esse é o segundo trimestre seguido com retração da atividade econômica. De acordo com dados revisados, o IBC-Br apresentou retração de 0,52% no primeiro trimestre, comparado ao período de outubro a dezembro de 2018.

De janeiro a junho deste ano, o indicador acumula crescimento de 0,62% (sem ajustes) na comparação com o primeiro semestre de 2018. Em 12 meses, a expansão chegou a 1,08%.

O IBC-Br é uma forma de avaliar a evolução da atividade econômica brasileira e ajuda o BC a tomar decisões sobre a taxa básica de juros, a Selic. O indicador oficial sobre a economia é o Produto Interno Bruto (PIB).

Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicações relacionadas