São Paulo – O movimento no porto marroquino de Tanger (Tanger Med) cresceu 17% no ano passado em comparação com 2013. O total de mercadorias movimentadas no local atingiu 41,671 milhões de toneladas em 2014. As informações são da Agência Especial Tanger Mediterrâneo, administradora do terminal marítimo.
O tráfego de contêineres apresentou aumento significativo, tendo ultrapassado 3 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), número 20% maior que o registrado em 2013. Isso representou mais de 32 milhões de toneladas, 22% a mais do que no ano anterior. Isso significa que a capacidade operacional do porto foi ultrapassada, diz a agência.
No terminal de carros exclusivo da montadora francesa Renault passaram 211 mil veículos, 43% a mais do que em 2013, sendo que 170,1 mil automóveis provenientes da fábrica Renault Melloussa, próxima a Tanger, foram destinados à exportação. No terminal de veículos de uso comum para transbordo, passaram 38 mil automóveis em 2014, um crescimento de 24% sobre o ano anterior.
Em 2014, passaram 425 mil toneladas de mercadorias diversas pelo Porto de Tânger, um crescimento de 38% sobre 2013, impulsionado, principalmente, pelas cargas de cereais e chapas em bobinas. Já o tráfego de passageiros chegou a 2,15 milhões de pessoas no ano passado, um aumento de 7% sobre 2013.
No ano passado, o Tanger Med também aumentou sua conectividade, ligando-se a 18 novos portos no mundo. Além do Porto de Guaíra, no Brasil, também integram a lista portos no Djibouti, Gabão, Egito, Líbano, Síria, Turquia, Rússia, Ucrânia, França, Holanda, Espanha, Inglaterra e Panamá.


