São Paulo – Uma audiência pública para discutir a situação dos refugiados sírios e palestinos acontece nesta quinta-feira (24), às 19h, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, na capital paulista.
O encontro é coordenado pelo deputado Carlos Gianazzi (PSOL). “Queremos chamar a atenção do governo brasileiro para a situação dos refugiados. Eles precisam ter acesso à infraestrutura e a medidas de bem estar social”, afirmou Giannazi.
Para o deputado, é importante que o processo de legalização dos refugiados no Brasil seja agilizado e que eles possam ter acesso a benefícios que os ajudem a se manter no país. “O Brasil assinou uma convenção internacional de recepção de refugiados. Em outros países, eles recebem uma renda mínima, o que não acontece no Brasil”, destacou.
Segundo dados do Comitê Nacional de Refugiados (Conare), ligado ao Ministério da Justiça, até 2013 o Brasil abrigava 333 refugiados sírios. Na última atualização do comitê, esse número subiu para 538 e deve aumentar em mais 100 na próxima atualização. Já os palestinos que vivem em situação de refúgio no país são 241 pessoas.
O evento contará com a participação de vários grupos civis de apoio aos refugiados e terá tradutores de árabe e inglês.
Serviço
Audiência Pública para discutir situação dos refugiados sírios e palestinos hoje no Brasil
Data: 24 de abril de 2014
Horário: das 19 às 22h
Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 201 – Plenário Dom Pedro I