São Paulo – O consumo cresceu 6,3% na Arábia Saudita, alcançando 14,4 bilhões de riais (equivalentes a US$ 3,8 bilhões pela conversão atual) na semana de 16 a 22 de março, com as compras de joias liderando o avanço. A notícia foi publicada no site do jornal local Arab News nesta quarta-feira (26) com base em dados do Banco Central Saudita, também conhecido como Sama.
Os sauditas gastaram com joalheria 544,4 milhões de riais (US$ 145 milhões), com alta de 29,9% sobre a semana anterior, comparativo válido para todos os setores pesquisados. Também houve aumento no número de transações de compras envolvendo joias, um total de 403 mil e crescimento de 34,4%.
O setor hoteleiro registrou o segundo maior aumento nos gastos dos sauditas, com 24,8% para um valor de 440 milhões de riais em transações (US$ 117 milhões). O consumo de roupas e calçados foi o terceiro do ranking, com alta de 24,5% e compras de 1,87 bilhão de riais (US$ 498 milhões).
Também houve aumento nas despesas em áreas como transportes, de 6,9% para 950,8 milhões de riais (US$ 253 milhões), e restaurantes e cafeterias, um avanço de 3,7% para 1,5 bilhão de riais (US$ 399,5 milhões). Subiram menos gastos em setores como telecomunicações e construção.
Entre os segmentos que tiveram queda no consumo pelos sauditas na última semana estiveram a educação, com recuo de 37,2% após aumento expressivo no começo de março, quando os alunos retornaram das férias de inverno. Também diminuíram gastos com serviços públicos e alimentos e bebidas, entre outros.
Leia também:
Arábia Saudita dobra compras de máquinas do Brasil