Autoridades prestigiam posse de diretoria da Câmara Árabe

O novo presidente da instituição, Osmar Chohfi, e sua diretoria assumiram os postos nesta quinta-feira (22). Lideranças árabes como Khaled Hanafy, secretário-geral da União das Câmaras Árabes, Qais Shqair, embaixador da Liga Árabe no Brasil, e Ibrahim Alzeben, decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, saudaram a nova gestão.

Thais Sousa
tsousa@anba.com.br

São Paulo – Representantes de entidades árabes participaram da posse do novo presidente da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, que ocorreu de forma híbrida nesta quinta-feira (22). A cerimônia marcou a despedida de Rubens Hannun, que esteve à frente da entidade por quatro anos, e a recepção do diplomata Osmar Chohfi, que assumiu a presidência.

Entre os convidados, participaram remotamente Khaled Hanafy, secretário-geral da União das Câmaras Árabes, e Qais Shqair, embaixador da Liga dos Estados Árabes no Brasil. Já Ibrahim Alzeben (foto acima), embaixador da Palestina e decano do Conselho dos Embaixadores Árabes no Brasil, esteve presencialmente na sede da Câmara Árabe, na Avenida Paulista, em São Paulo.

Qais Shqair falou durante a posse

Alzeben lembrou o papel estratégico do Brasil na segurança alimentar dos países árabes, fato que aumenta a carga de desafio para a nova diretoria. “Caberá a nós preparar o melhor ambiente de negócios para intensificar o comércio e fortalecer os investimentos diretos árabes no Brasil, além da logística entre os portos brasileiros e os terminais árabes. A esse respeito, as perspectivas se anunciam promissoras”, afirmou o embaixador palestino.

Já Qais Shqair  frisou o legado de trabalho da Câmara Árabe. “Ao longo de décadas trabalhando com dedicação para estreitar os laços do relacionamento histórico que une esses dois mundos, essa entidade se tornou a grande parceira das missões diplomáticas árabes em todo Brasil, incluindo embaixadas, consulados, escritórios de representação comercial e cultural”, afirmou.

Para embaixador da Liga dos Estados Árabes no Brasil, a nova diretoria terá diversas missões para dar continuidade. “A Casa Árabe foi um dos frutos da pesquisa sobre coletividade árabe no Brasil e abriu novos horizontes que fortalecem a presença da comunidade e papel de aprofundamento das raízes no mundo árabe com suas várias culturas”, disse Shqair, citando, ainda, o alto nível de participação na última edição do Fórum Econômico Brasil & Países Árabes.

Hanafy participou remotamente do evento

Do Egito, Khaled Hanafy enalteceu a cooperação econômica e estratégica nos últimos anos, que possibilitou a abertura de mercados e impulsionou os negócios entre árabes e brasileiros. “Desejo ao novo presidente, nosso respeitado embaixador, com quem cooperei e trabalhei, que alcance esse sucesso. A União das Câmaras Árabes continuará a cooperação com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira para abrir horizontes em novos países”, destacou Hanafy, garantindo o apoio contínuo à entidade brasileira.

Chohfi

O novo presidente da Câmara Árabe, Osmar Chohfi, atuou por 45 anos como diplomata, e desde 2015 integra a diretoria da Câmara Árabe como vice-presidente de Relações Internacionais.

Chohfi apontou as conquistas da última gestão e frisou que a nova diretoria vai seguir inovando

Em seu discurso de posse, Chohfi ressaltou o prestígio que a Câmara Árabe possui perante a comunidade brasileira de origem árabe. “A Câmara é uma construção permanente. As diretorias que nos precederam construíram um edifício sólido. É meu dever agora, junto com meus companheiros de diretoria, dele cuidar, mantendo os rumos que em sua sabedoria nos assinalaram as gestões passadas. Mas não deixaremos de encontrar caminhos que nos levem a novas e relevantes iniciativas”, apontou ele.

Entre as modernizações que o presidente eleito pretende dar sequência estão as inovações de uma economia 4.0, a regionalização da entidade, com a instalação de um escritório em Brasília, e a internacionalização, com a inauguração de escritórios internacionais em Riad, na Arábia Saudita, e no Cairo, Egito.

Outro ponto de atenção será a promoção do comércio e da cooperação econômica no âmbito mais amplo das relações entre árabes e latino-americanos, além de aumentar o quadro de associados brasileiros e árabes.

Nova diretoria e conselheiros

Junto com ao presidente eleito, tomou posse a nova diretoria da Câmara Árabe. Além de Chohfi, assumiram William Adib Dib Júnior, como vice-presidente Administrativo, Ruy Carlos Cury, vice-presidente de Comércio Exterior, Mohamad Orra Mourad, vice-presidente de Relações Internacionais, Riad Younes, vice-presidente de Marketing, e Nahid Chicani, tesoureiro.

Já o Conselho Fiscal tem como titulares Ricardo Elias Narchi, Romeu Curi Cassia e Luciano Jacyr Chuahy. Os suplentes no órgão são Cláudio Mario Yunes, Julio Elito Júnior e Miguel Luiz Bucalem.

São agora novos conselheiros da Câmara Árabe, se juntando aos que já integravam o grupo, Raphael Jadão, Daniela Saad, Alessandra Frisso, Rogério Tuma, Abdel Wahab Mansour, Tamer Mansour, Luiz Alexandre Chicani, Nadia Younes, Soraya Smaili, José Roberto Maluf, Ali Zogbi e Antonio Henrique Zaher.

Leia mais sobre o evento:

Rubens Hannun se despede da presidência da Câmara Árabe

 

 

Mobilisa
Reprodução/Zoom
Reprodução/Zoom
Reprodução/Zoom

Publicações relacionadas