Avião da Emirates traz vacina Oxford/AstraZeneca ao Brasil

Aeronave da companhia dos Emirados aterrissou no Aeroporto de Guarulhos nesta terça-feira (23) com dois milhões de doses da vacina contra a covid-19.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – Um avião da companhia Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, aterrissou no Aeroporto de Guarulhos, no Brasil, nesta terça-feira (23) no início da manhã para desembarcar dois milhões de doses da vacina contra a covid-19 da Oxford/AstraZeneca, oriundas da Índia.

O avião deixou Mumbai na madrugada de segunda-feira (22), às 2 horas pelo horário de Brasília, e fez escala em Dubai, nos Emirados Árabes. As vacinas terão como destino o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Produzidas pelo Instituto Serum, da Índia, as doses vão passar pelo Bio-Manguinhos para que sejam rotuladas e então distribuídas aos brasileiros no Programa Nacional de Imunizações. Em janeiro, já chegaram dois milhões de doses do imunizante da Índia. Mais oito milhões de doses devem desembarcar nos próximos meses.

A companhia aérea Emirates vem atuando no combate à covid desde o início da pandemia, primeiramente no transporte de equipamentos de proteção, insumos médicos e hospitalares, como máscaras e respiradores pulmonares, e agora levando vacinas de um país ao outro, segundo as necessidades.

Leia mais sobre a Emirates e a covid-19:

A divisão de cargas da companhia, a Emirates SkyCargo, assinou acordo com a Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para atuar no transporte de vacinas, medicamentos e equipamentos médicos. A iniciativa é atrelada ao Covax Facility, um esforço global para promover o acesso equitativo às vacinas da covid-19.

A Emirates está com o voo direto de passageiros do Brasil a Dubai suspenso até o próximo domingo, 28 de fevereiro. A companhia anunciou a suspensão da linha entre 1 e 10 de fevereiro e depois postergou o cancelamento para voos de São Paulo a Dubai até o final do mês, mas reabriu as partidas de Dubai para a capital paulista.

Divulgação

Publicações relacionadas