São Paulo – Decolou no começo da madrugada desta quarta-feira (2) da Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, o avião que fará o primeiro voo para repatriar brasileiros que estão no Líbano. A aeronave seguiria para Lisboa, em Portugal, onde faria escala, antes de pousar no Aeroporto de Beirute, a capital libanesa.
A autorização para a operação “Raízes do Cedro” foi concedida pelo presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva no início da semana. Na ocasião, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que neste primeiro voo serão priorizados os retornos de idosas, mulheres grávidas, crianças e pessoas com problemas de saúde. Os primeiros resgatados deverão retornar ao Brasil no final de semana.
De acordo com informações do Ministério da Defesa e da Força Aérea Brasileira, foi enviado para o Líbano um avião que poderá trazer até 220 passageiros. Além da tripulação, profissionais de saúde foram para o Líbano neste voo. Segundo informações do Ministério das Relações Exteriores, três mil pessoas procuraram a Embaixada do Brasil em Beirute manifestando o desejo de retornar ao Brasil. Há, no Líbano, 21 mil brasileiros, a maior comunidade do País no Oriente Médio.
Mais voos
O país vive situação tensa desde que passou a ser atacado pelo vizinho Israel. Dois adolescentes brasileiros morreram em decorrência desses ataques, que começaram na última semana. Outros voos serão organizados para trazer os brasileiros.
Leia também:
Governo resgata grupo de brasileiros na Cisjordânia