Silwan Abbassi*
Brasília – O governo do Bahrein anunciou que vai participar da campanha "Stand Up and Speak Out" (Levante-se e se faça ouvir), da Organização das Nações Unidas (ONU) para eliminação da fome mundial até 2015, segundo informa o jornal árabe Al Hayat. Na campanha, cidadãos, organizações não governamentais, associações, empresas, escolas, universidades e outras entidades são chamadas para criar grupos para pressionar seus governos a cumprir as Metas do Milênio.
A campanha terá duração de 24 horas, entre os dias 16 e 17 de outubro, e deve alcançar mais de cem países. No dia 17 de outubro do ano passado, 23,5 milhões de pessoas, entre elas 20 mil barenitas, se levantaram contra a fome, criando um novo recorde no Livro Guinness. Este ano espera-se um número muito maior.
No ano 2000, os líderes de 189 países assinaram as Metas do Milênio, com o intuito de reduzir o número de pessoas vivendo em condições de pobreza extrema pela metade até o ano de 2015.
Segundo o Centro do Golfo para Estudos Estratégicos, esforços para aliviar a pobreza e encarar o desemprego estão ganhando força no Bahrein. Segundo a instituição, foi criada uma força tarefa no Ministério do Desenvolvimento Social para auxiliar as famílias necessitadas do país e reduzir a pobreza. Pelo programa, famílias carentes receberão auxílio financeiro, educação e saúde.
*Tradução de Mark Ament