Silwan Abbassi*
Brasília – O Bahrein convidou as grandes companhias petrolíferas que estão participando da Middle East Oil and Gas Show and Conference, que acontece no país de 11 a 14 de março, a apresentar ofertas para prospecção de petróleo e gás natural em 700 locais. O objetivo é transformar o Bahrein em um país rico em petróleo e gás como outros países do Golfo. As informações são do jornal árabe Al Hayat.
De acordo com o ministro do Petróleo e Gás do Bahrein e presidente do conselho da National Oil and Gas Authority (NOGA), Abdul-Hussain bin Ali Mirza, algumas companhias petrolíferas declararam sua intenção de assinar contratos de exploração e participação na produção do Bahrein.
A NOGA anunciou, durante a Conferência, que haverá uma rodada de licitações de blocos marítimos do Bahrein, bem como oportunidades de investimento em projetos de reativação de campos continentais.
As companhias foram convocadas a enviar propostas o mais rápido possível. Mirza disse que o Bahrein avaliou de forma científica e objetiva os locais onde a exploração de petróleo e de gás deverá acontecer, para identificar as áreas mais atraentes para os investidores.
Em discurso durante a Conferência, que começou ontem (12) com o tema "Fornecendo Energia Com Mais Rapidez, Qualidade e Inteligência", Mirza afirmou que nos próximos 20 anos o volume da demanda por energia vai crescer.
O ministro convocou os países da região a coordenar seus esforços nos setores de energia e suas fontes, incluindo petróleo e gás natural, e no setor de eletricidade.
Previsões indicam que a demanda por energia vai crescer 55% até 2025. Para atender a essa demanda, será preciso aumentar a atividade de exploração e lidar com fontes alternativas de energia.
Mirza disse que a alta nos preços do petróleo deverá render à região um superávit comercial estimado em mais de US$ 350 bilhões de dólares. Ele afirmou também que os países do Golfo precisam ficar atentos à diversificação das fontes de energia, à descoberta de novas fontes e à utilização de métodos para racionalizar seu uso.
O ministro revelou também que o Bahrein pretende desenvolver serviços ligados aos setores de petróleo e gás natural, como postos de gasolina.
Contato
National Oil & Gas Authority
Telefone: (+973) 1729-1511
Caixa Postal: 1435 Manama-Bahrein
Fax: (+973) 1729-3007
E-mail: info@noga.gov.bh
Site: http://www.noga.gov.bh
*Tradução de Gabriel Pomerancblum