São Paulo – O Banco Central do Iraque e a International Finance Corporation (IFC) assinaram nesta segunda-feira (23) um acordo para aperfeiçoar o financiamento sustentável no país e desenvolver diretrizes de gestão de risco ambiental e social, além de lançarem um roteiro de finanças sustentáveis. O objetivo das iniciativas é melhorar o desempenho dos bancos locais em gestão de risco ambiental e social, oferecer produtos bancários sustentáveis e tornar o setor mais competitivo.
O Sustainable Finance Roadmap (ou roteiro de finanças sustentável, em livre tradução) será implantado até 2029 e irá seguir os conceitos ESG, de sustentabilidade, desenvolvimento social e governança, para ser um promotor da estabilidade financeira do sistema bancário, assim como reduzir riscos ambientais.
Padrão ESG eleva qualidade do setor
Esse código ESG estabelece padrões e processos que os bancos precisarão adotar nos próximos anos. “Este projeto é a prova dos esforços contínuos do Banco Central para elevar o setor bancário, aderindo às melhores práticas internacionais e acompanhando os desenvolvimentos globais na indústria bancária”, afirmou o presidente do Banco Central do Iraque na cerimônia de lançamento do projeto, Ali Al-Alaq.
A IFC é uma instituição do Banco Mundial para apoiar o desenvolvimento do setor privado nos países em desenvolvimento. O diretor regional da IFC para Arábia Saudita, Líbano e Iraque, Fawaz Al-Balbisi, disse que esses padrões de finanças sustentáveis não são “mera infraestrutura”, mas representam uma “sistemática abordagem que o setor bancário deve alcançar”.
Leia também:
Empresa de snacks do Iraque quer fábrica no Brasil