Algérie Presse Service*
Saly Portudal (Senegal) – O Banco de Desenvolvimento Islâmico (IDB) vai financiar US$ 362 milhões para a construção da rodovia Transaariana Argel-Lagos e também um corredor ligando Dakar, no Senegal, à Cidade do Djibuti, segundo informou o presidente da instituição, Ahmed Mohamed Ali, em Saly Portudal, durante um encontro com empresários e representantes de governos africanos sobre formas de financiamentos para os países membros da Nova Parceria para o Desenvolvimento da África (Nepad).
Segundo Ali, do total a ser financiado, US$ 2 milhões serão usados para arcar com estudos básicos para o desenvolvimento de ambos os projetos.
De acordo com o representante argelino no evento, o ministro para Assuntos do Magreb e África, Abdelkader Messahel, seu país tem interesse na implementação dos programas de infra-estrutura da Nepad, o que reforça a vontade do presidente argelino, Abdelaziz Bouteflika, de trabalhar com seus colegas africanos para a integração e desenvolvimento econômico do continente.
A Nepad, segundo a página de internet da instituição, é uma organização que congrega Argélia, África do Sul, Angola, Botsuana, Camarões, Egito, Etiópia, Gabão, Gana, Quênia, Líbia, Mali, Maurício, Moçambique, Nigéria, Ruanda, República do Congo, Senegal e Tunísia. As principais metas da Nepad são a erradicação da pobreza no continente, o desenvolvimento sustentável dos países da África, a integração do continente na globalização e o fortalecimento das mulheres. Em meados de 2008, conforme noticiado pela ANBA, está programada a incorporação da Nepad à União Africana, que inclui todos os países do continente africano menos o Marrocos.
*Tradução de Mark Ament