Cairo – Dois bancos egípcios, o National Bank of Egypt e o Banque Misr, anunciaram nesta quarta-feira (04), a emissão de um novo título de poupança destinado a pessoas físicas, sejam egípcios ou estrangeiros. O título será de um ano com rendimento de até 25%, para ser resgatado no final do período do título, ou com rendimento de 22,5%, podendo ser resgatado mensalmente. A nova opção é emitida com valores a partir de 1.000 libras egípcias e seus múltiplos.
Os novos títulos de investimento visam conter o aumento crescente da taxa de inflação, que atingiu um nível recorde, registrando 19,2% em novembro de 2022, segundo dados da Agência Central de Mobilização Pública e Estatística do Egito. A alta da inflação foi puxada pelo aumento dos preços dos cereais e pães (52,1%), carnes e aves (30,3%), peixes e frutos do mar (38,0%), bem como um aumento nos preços dos laticínios, queijos e ovos (40,4 %), óleos e gorduras (19,8%), frutas (8,5%), vegetais (24,6%) e café, chá e cacau (23,1%).
O aumento da inflação levou o Comitê de Política Monetária do Banco Central do Egito a aumentar as taxas de juros, em sua reunião de 22 de dezembro de 2022. As taxas de depósito overnight, assim como as taxas de empréstimo e a principal taxa de operação do Banco Central foram elevadas em 300 pontos-base para 16,25%, 17,25% e 16,75%, respectivamente. As taxas de crédito e desconto foram elevadas em 300 pontos-base para 16,75%.
Os novos títulos
Os juros são calculados a partir do dia seguinte à compra do título, podendo ser contraído empréstimo, tendo como garantia o valor investido, durante o período de sua vigência. Não é permitido o resgate do valor do título antes de decorridos seis meses, contados a partir do primeiro dia útil seguinte à data da sua aquisição. O título também é resgatado no final do seu período de vigência pelo seu valor nominal total, podendo ser resgatado antes dessa data de acordo com os valores de resgate prescritos pelo banco.