São Paulo – A banda argelina El Dey se apresenta nesta terça-feira (17) no Mercado Distrital do Cruzeiro, em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. O show faz parte do festival Conexão BH e o grupo argelino integra a programação em função de o seu país estar competindo na Copa do Mundo 2014 e ter um jogo na capital mineira, nesta terça, às 13 horas. “É uma oportunidade para Belo Horizonte conhecer a cultura da Argélia”, afirma um dos idealizadores e gestor do Conexão BH, Kuru Lima, da produtora Cria! Cultura, realizadora do festival.
Segundo Lima, a banda El Dey é conhecida na Argélia e canta em árabe e francês. É uma banda contemporânea, que mistura ritmos. “São animados, têm uma energia muito boa”, afirma o gestor. A realização do festival foi postergada em função da Copa do Mundo e a organização trouxe várias atrações ligadas aos países participantes da competição. Para fazer a seleção dos grupos internacionais que se apresentam, os organizadores contaram com ajuda da Secretaria de Relações Internacionais de Belo Horizonte, embaixadas e consulados. “Recebemos várias propostas”, diz Lima.
Para o show dos argelinos, ele conta com o público brasileiro e também com os turistas da Argélia, que vão estar na cidade para ver o jogo do seu país, no Estádio Mineirão. O local onde acontece a apresentação é o Mercado Distrital Cruzeiro, um grande mercado, no qual são vendidos principalmente alimentos. O show ocorre na arena central, é gratuito, mas é necessário retirar senha na internet para entrar. Na mesma noite haverá no local a exposição de fotos Beija-Flor, sobre indivíduos, flores, cores e texturas, e performance da DJ mineira Carou Araújo.
O festival se chama Conexão BH – Cidade da Música, Cidade do Mundo e vai desta terça-feira até o dia 13 de julho. Ele está na 14ª edição e em anos anteriores já trazia algumas atrações internacionais. A presença de artistas estrangeiros foi intensificada, porém, em função da Copa do Mundo. Lima lembra que além de ter jogos da competição, em Minas Gerais estão hospedadas três seleções, da Argentina, do Uruguai e do Chile.
Apesar de o ponto forte da programação ser música, o festival traz também outros tipos de manifestação artística, desde performances, danças, recital de poesias, intervenções urbanas, exposição de fotos, entre outros. A ideia é dar aos moradores a oportunidade de ter contato com a arte do mundo, mas também aos estrangeiros a chance de conhecer mais de perto a cultura mineira e de Belo Horizonte.
Estão confirmados shows de brasileiros como a cantora Tulipa Ruiz, o rapper B Negão e a sua banda Seletores de Frequência, o cantor Otto, além de nomes internacionais como os DJ’s franceses Agoria e Joris Delacroix. A maioria dos artistas, no entanto, é de Minas Gerais. A programação acontece em diferentes locais de Belo Horizonte, como Mercado das Borboletas, Parque Municipal, Casa do Jornalista, entre outros. Parte da programação é gratuita e parte é paga. Ainda há alguns shows a serem confirmados, que podem ser incluídos nos próximos dias na agenda do festival.
Serviço:
Festival Conexão BH
De 17 de junho a 13 de julho
Em vários pontos de Belo Horizonte – MG
Programação: http://www.sympla.com.br/conexao
Show El Dey
Terça-feira, 17 de junho, às 19 horas
No Mercado Distrital do Cruzeiro
Rua Ouro Fino, 452 – Belo Horizonte – MG
Gratuito – retirar senha na internet
http://www.sympla.com.br/conexao


