São Paulo – A designer gráfica Vanessa Wagner já estava com o plano de negócios de sua empresa encaminhado quando, ao mexer na mesinha da cozinha do apartamento que tinha acabado de alugar em Ipanema, no Rio de Janeiro (RJ), descobriu, embaixo do móvel, a pintura de um jardim repleto de flores e borboletas. O trabalho estava assinado por um nome incomum: Zóia. Foi só pesquisar um pouco para descobrir que a pintora era a antiga inquilina do imóvel, uma senhora de origem grega e considerada por todos uma mulher muito elegante. Detalhe: as borboletas são os animais prediletos da empreendedora.
Surgia assim o nome da grife que Vanessa comanda hoje com a irmã, Alessandra Wagner. O foco das duas está na produção de acessórios femininos entre as jóias e as bijuterias, com foco no design e no uso diferenciado de formas e materiais. Com vendas dentro e fora do País. As exportações, aliás, devem ganhar força na Zóia daqui por diante.
“Fazemos todo um trabalho de pesquisa de forma e design”, explica Vanessa. “Com um conceito intermediário entre a jóia e a bijuteria, queremos ser simples e ao mesmo tempo diferentes”, diz. Seguindo essa linha, o catálogo da marca inclui produtos como um colar feito com as cápsulas de Nespresso, marca de café expresso da Nestlé. Ou ainda acessórios cuja matéria-prima pode ser cadarço de jeans ou até saco de pão. “Estamos criando uma linha exatamente com esses sacos de padaria”, afirma Vanessa. “Vamos fazer uma espécie de crochê com o fio obtido desse tipo de papel”, explica.
Foco na sustentabilidade? “Não queremos ser ecochatos, mas, se podemos trabalhar nessa direção e ainda criar novas possibilidades de formas e cores, por que não?”, afirma Vanessa. “Queremos que as pessoas vejam o colar feito com cápsulas de Nespresso e se perguntem por que não pensaram nisso antes”, diz. “Até pastilhas de embalagens da Tetra Pak nós já usamos.”
A Zóia produz hoje três coleções por ano: inverno, verão e alto verão. Segundo Vanessa, o ponto de partida para as criações são sempre as cores escolhidas para cada um desses ciclos. “Nossas peças são atemporais, não seguimos tendências de moda estabelecidas a cada estação”, diz.
Do Rio, as irmãs vendem suas peças para todas as capitais brasileiras. E já exportaram para a Bélgica, França, Inglaterra e Porto Rico. Daqui por diante, a ideia é ganhar novos mercados. “Nos voltamos mais para o mercado interno no último ano, mas daqui para frente vamos voltar a investir no exterior”, afirma Vanessa.
Para chegar lá, uma das ações previstas é reforçar a participação da marca no Brasil WebTrade, do Banco do Brasil, espécie de vitrine virtual para exportadores nacionais. Um suporte para pequenas empresas interessadas em ganhar mais compradores lá fora.
Nesse cenário de prospecção, os árabes são tidos como clientes potenciais. “Sabemos que podemos fazer bons negócios com os árabes”, diz Vanessa. “Só precisamos conhecer melhor os gostos e preferências desses mercados”, afirma a designer, que quer espalhar mais sua criatividade mundo afora.
Contato
Zóia
Telefone: +55 (21) 2512-9311
Site: www.zoia.com.br