São Paulo – Dubai e Abu Dhabi são os dois principais emirados dos sete que formam os Emirados Árabes Unidos. São o centro econômico e cultural do país e também os que mais atraem turistas. Mas não são os únicos que merecem a atenção. Os outros cinco emirados são ricos em museus, paisagens naturais e sítios históricos. Em Ajman e Umm Al-Quwain, é possível observar os costumes mais tradicionais da região, enquanto Ras Al Khaimah e Sharjah investem em atrações modernas e luxuosas para atrair mais visitantes a cada ano. Fujairah, por sua vez, preserva as mais antigas referências da presença do homem na região. Leia a seguir algumas dicas.
Sharjah
Centro de reprodução de animais ameaçados de extinção (Breeding Centre for Endangered Arabian Wildlife).
É uma opção de passeio para quem viaja com crianças. Localizado a aproximadamente 25 quilômetros da cidade de Sharjah, tem mamíferos, peixes, répteis, invertebrados e anfíbios. Alguns dos animais que vivem ali são naturais da Península Arábica. É o caso do lobo árabe, da raposa vermelha árabe e do leopardo árabe.
Informações no site www.breedingcentresharjah.com.
Museu da Civilização Islâmica de Sharjah
O prédio do museu foi construído em 1977 e reformado em 2008 com elementos da arquitetura árabe-islâmica. O teto representa a noite com os símbolos do zodíaco desenhados em mosaico.
No primeiro andar fica a galeria da fé islâmica. Ele guarda fotos de peregrinações e manuscritos históricos do Islã. A religião divide espaço com a ciência na galeria da ciência e da inovação. Nela estão expostos instrumentos que foram criados por árabes e os ajudaram a desenvolver pesquisas e descobertas na medicina, geografia, astronomia e arquitetura. Neste mesmo andar, os visitantes podem conferir objetos cunhados no califado Omíada no século 07 d.C. (primeiro século da Hégira, segundo o calendário islâmico) e moedas islâmicas.
No segundo piso estão expostos objetos feitos após a invasão Mongol às terras islâmicas, no século 14. Entre eles, uma túnica. Também estão nesta galeria peças de cerâmica e de metal cunhados no Império Otomano, na Dinastia dos Safávidas (no Irã) e do califado dos Abássidas a partir de 850 d.C.
Informações em www.islamicmuseum.ae.
Al Qasba
No Complexo turístico de Al Qasba é possível provar pratos da culinária árabe, fazer compras e ver, do alto dos 60 metros da roda gigante Etisalat Eye, os principais prédios de Sharjah e parte da Península Arábica. Também em Al Qasba fica a galeria Maraya Art Centre, com exposições das mais recentes produções artísticas da cultura árabe.
Informações nos sites www.maraya.ae e www.alqasba.ae.
Fujairah
Forte de Fujairah
Construído em 1670 com tijolos de barro, o Forte de Fujairah foi o primeiro dos Emirados Árabes e por muitos anos a única construção da região. Foi sempre utilizado para proteger a família que estivesse no poder no momento de guerras ou invasões.
Informações pelo e-mail info@gujairahtorusim.ae.
Mesquita de Al Bidyah
A mesquita de Al Bidyah é a mais antiga dos Emirados. A época da sua construção é desconhecida. Alguns estudos indicam que ela foi erguida com pedras e terracota em 640 d.C. No entanto, há indícios de que o prédio foi feito em 1.446 a.C. e que só foi utilizado como mesquita muitos séculos depois. Ainda hoje ela recebe fiéis para as orações diárias.
Museu de Fujairah
O museu de Fujairah reúne os objetos mais antigos encontrados nos Emirados. Alguns, da Idade do Bronze, têm 4.500 anos. Muitos dos objetos expostos ali foram encontrados em escavações realizadas em sítios arqueológicos de Qidfa e Bithnah. Algumas peças museu são de ouro, prata, latão, pedra-sabão esculpida, cerâmica pintada e há moedas pré-islâmicas cunhadas em prata.
Ras Al Khaimah
Bassata Desert Camp
Aqui, o visitante pode viver a experiência de conhecer o deserto com todas as comodidades de um hotel. Durante uma noite na reserva natural de Banyan Tree Al Wadi, o turista poderá assistir a um show de dança do ventre e provar os melhores pratos da culinária árabe enquanto aprecia o pôr do sol, e é possível montar um camelo.
Informações: Ashraf@Emiratessunnfun.com.
Fazenda de pérolas
Ras Al Khaimah conserva uma fazenda de criação de ostras em uma faixa de mar na costa dos Emirados. Nela, os turistas podem visitar o museu das pérolas e conhecer os métodos que os antigos produtores tinham para “pescar” as ostras no fundo do mar. Durante o passeio, o visitante pode pegar uma a ostra, abre-a e, se encontrar uma pérola, fica com ela.
Informações: www.rakpearls.com.
Parque aquático
Em um lugar em que as temperaturas chegam facilmente aos 43° graus no verão, não é má ideia se refrescar em um parque aquático. No Iceland Water Park, há atrações para todas as idades. Adultos e crianças podem apostar corrida em tubos aquáticos, mergulhar num mar artificial, surfar e se aventurar no escorregador de água mais alto do mundo. O ingresso custa o equivalente a US$ 45.
Mais informações no site www.icelandwaterpark.com.
Umm Al-Quwain
Museu de Umm Al-Quwain
O museu de Umm Al Quwain foi, a partir de 1768, uma fortaleza em que vivia a família do governante local. Transformado em museu em 2000, é divido em duas partes: em uma delas, o turista visita os locais utilizados como sala de estar, sala de jantar, sala de armas, quarto e sala de artesanato. A outra parte do museu é rica em achados arqueológicos. Nela há joias de ouro, prata e bronze, objetos de cerâmica e vasos de bronze. Algumas destas peças datam de 2 mil a.c.
Praias
Umm Al-Quwain tem 24 quilômetros de praias entre Sharjah e Ras AL Khaimah. Muitos hotéis e resorts se instalaram nesta faixa de areia e hoje atraem amantes do ecoturismo.
Informações: info@uaetourism.ae.
Ajman
Museu de Ajman
Está instalado em um prédio que foi construído para ser um forte. A região onde fica este museu é um dos mais importantes sítios arqueológicos dos Emirados Árabes. Seu acervo é formado por artesanato tradicional local e antigos objetos de utilidades domésticas.
Informações: info@uaetourism.ae.