São Paulo – A Biblioteca Mário de Andrade, no centro de São Paulo, receberá a terceira edição do evento O Mediterrâneo entre Oriente e Ocidente: Formação Cultural e História do Mundo, na tarde do dia 15 de maio. O objetivo do encontro é apresentar o Líbano como espaço de coexistência e trânsito de culturas e valores.
A primeira edição aconteceu em 2013, e a partir dela foi lançado o livro Diálogo das Civilizações pela editora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) em 2017, quando ocorreu simultaneamente o segundo encontro. O livro foi organizado por Denise Milan (descendente de libaneses), Olgária Matos (de ascendência síria) e Javier Amadeo.
Segundo Milan, que também é artista plástica e organizadora do evento, “a ideia é buscar tudo o que nos aproxima como seres humanos, os brasileiros são feitos dessa coexistência”. Para ela, é importante haver a manutenção do diálogo entre todos os povos que habitam a região.
O seminário terá início às 14 horas com a apresentação O Passado do presente: a História do Mundo e a Épica de Gilgamesh, do professor Edward Alam. Às 15 horas, Reflexões sobre a História da História do Mundo: Viagem e História mundial no século XXI, com o professor Youssef Rahme. Alam é cofundador e Rahme é diretor do Cedars Institute, no Líbano. Ao final das explanações, haverá um debate.
O evento é gratuito e senhas serão distribuídas no local uma hora antes do início. O encontro é uma parceria entre a Cátedra Edward Said, da Unifesp, a Universidade de São Paulo (USP) e a Biblioteca Mário de Andrade.
Serviço
O Mediterrâneo entre Oriente e Ocidente: Formação Cultural e História do Mundo
Biblioteca Mário de Andrade – Rua da Consolação, nº 94 – São Paulo, SP
15 de maio, das 14 às 17 horas
Página do evento no Facebook