Geovana Pagel
São Paulo – A meta para 2005 da Bical Calçados, fabricante de calçados infantis de Birigui (SP), é destinar 30% das suas exportações para os países do Oriente Médio e Norte da África. A vendas da Bical para o mercado árabe iniciaram em 2003. O primeiro cliente foi um distribuidor da Arábia Saudita. Logo depois, a empresa passou a vender para Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Omã, Catar, Jordânia, Bahrein, Líbano e Egito.
“Atualmente os nove países árabes importam cerca de 20% das nossas exportações”, conta o gerente de exportação Silton Freire, que acabou de retornar de uma feira internacional.
Freire participou da GDS – Feira Mundial do Calçado, que aconteceu entre os dias 11 e 14 de março, em Düsseldorf, na Alemanha. O gerente conta que retornou ao Brasil com muitos contatos na bagagem. “Como já temos contratos de exclusividade com distribuidores em todos os países árabes importadores, a feira serviu mais para divulgação da marca e novos contatos”, explica.
Os calçados da Bical, que gera 1.200 empregos diretos e também fabrica modelos para adolescentes (linha teen), são embarcados para 60 países. Para fortalecer a divulgação da marca no mercado externo, no ano passado a companhia fez campanhas na televisão em alguns países da América Latina e publicações em revistas. Em 2004, a empresa mais do que dobrou as exportações. Dos cerca de 310 mil pares fabricados por mês, 25% foi enviado para o exterior.
Pólo de calçados infantis
Birigüi é hoje o mais importante pólo brasileiro de produção de calçados infantis. Da região saem cerca de 80% dos calçados infantis exportados pelo país e apenas 10% levam marcas de terceiros.
São 166 fábricas regularmente estabelecidas, das quais 40 exportam. Em 2003 foram exportados 13,7% (32 mil) dos 230 mil pares diários e em 2004 as vendas externas absorveram 16% (41,6 mil) da produção de 260 mil pares/dia.
As fabricantes brasileiras mandam ao exterior calçados sintéticos e de couro, que concorrem em uma faixa de preço médio, acima da dos produtos asiáticos. Design próprio e flexibilidade nos volumes dos pedidos são dois fatores que favorecem o produto nacional.
Contato
Site: www.bical.com.br
Telefone: 55 (18) 3643.2121