Da redação*
São Paulo – O Grupo BMW registrou em 2007 o maior volume de vendas de sua história nos países do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC). Foram 12.782 veículos comercializados nos seis países do GCC – Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Bahrein, Omã, Catar e Arábia Saudita -, um aumento de 14% sobre 2006, quando foram vendidos 11.250 unidades. As informações foram publicadas pelo site árabe de notícias MENA FN.
Na região do Oriente Médio como um todo, foram comercializadas 15.150 unidades em 2007, contra 14.332 em 2006, um crescimento de 6%.
Uma das principais responsáveis pelo crescimento das vendas foi a concessionária Abu Dhabi Motors, importadora exclusiva da BMW nos emirados de Abu Dhabi e Al Ain. As vendas da importadora aumentaram em 36%: foram 2.561 unidades comercializadas em 2007, contra 1.890 no ano anterior.
A AGMC, importadora exclusiva da BMW para Dubai e Norte dos Emirados, registrou o maior volume de vendas do país: 3.594 mil automóveis.
"O Oriente Médio é uma região de grande potencial para o BMW Group, fato comprovado pelo crescimento de praticamente todos os mercados nos últimos anos", disse Phil Horton, diretor administrativo do grupo para a região.
Depois de Abu Dhabi, os mercados onde a BMW mais cresceu na região foram Catar e Kuwait, onde as vendas aumentaram em 25% e 24%, respectivamente. No Levante Mediterrâneo, o país com mais alta taxa de crescimento foi a Síria, que teve um volume de vendas 22% maior do que em 2006, quando elas já haviam aumentado em 94%.
O BMW Group Middle East lançou novos modelos em 2007, entre eles o BMW X5 Sports Activity Vehicle, o BMW Série 3 conversível, o MINI Cooper e o MINI Cooper S. Tais lançamentos contribuíram para o crescimento das vendas regionais, principalmente o X5, que teve 3.616 unidades comercializadas em 2007, um aumento de 146% em relação ao ano anterior, quando foram vendidas 1.663 unidades. Também em 2007, foram vendidas 3.464 unidades do modelo BMW Série 5, 3.054 unidades do BMW Série 3 e 2.793 unidades da BMW Série 7.
As vendas da BMW MINI cresceram 29% após o lançamento do novo modelo, em abril de 2007. Foram vendidas 612 unidades em 2007, contra 475 unidades em 2006.
"O crescimento do ano passado certamente vai continuar em 2008 e 2009, com a introdução de novos produtos, como o novo BMW X6 e a nova Série 7", disse Horton. Também temos vários novos modelos que devem fortalecer nossa posição na região, como o novo BMW M3 Sedan, os novos modelos conversível e cupê da Série 1 e o BMW MINI Clubman", concluiu.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum