São Paulo – O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) informou nesta quarta-feira (13) que a ministra Tereza Campello recebeu, em nome do governo brasileiro, o 1º Prêmio por Desempenho Extraordinário em Seguridade Social, em Doha, no Catar.
A homenagem foi feita pela Associação Internacional de Seguridade Social (Issa, na sigla em inglês) ao programa Bolsa Família, de transferência de renda para famílias pobres. A premiação foi anunciada em 15 de outubro, conforme noticiado pela ANBA.
“Recebemos este prêmio como um presente de aniversário”, disse a ministra, de acordo com comunicado do MDS. O ministério informa que o programa completou dez anos no mês passado.
A homenagem ocorreu durante o Fórum Mundial de Seguridade Social. O presidente da Issa, Errol Stoové, acrescentou que o Bolsa Família é uma inspiração para gestores públicos de todo o mundo, segundo a nota.
Campello aproveitou a oportunidade para defender a manutenção dos gastos sociais dos governos em tempos de crise econômica. Para ela, cortar direitos sociais, desmontar a rede de proteção e reduzir o poder de compra da população nestes momentos não pode ser saudável. “Já provamos deste remédio e sabemos que ele não nos conduz à retomada do desenvolvimento”, declarou, de acordo com o comunicado.
O Bolsa Família atende 13,8 milhões de famílias e, segundo o governo, em seus dez anos, a pobreza extrema foi reduzida em 89% no Brasil. O programa garante uma renda mínima a famílias carentes que mantêm seus filhos na escola.