Presidente recebeu jovem árabe que ganhou concurso espacial

A estudante Alia Al Mansoori, dos Emirados, venceu a competição científica ‘Genes no Espaço’ e teve seu experimento enviado à Estação Espacial Internacional.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro recebeu nesta quarta-feira (10) no Palácio do Planalto, em Brasília, a estudante Alia Al Mansoori, dos Emirados Árabes Unidos. A jovem de 16 anos venceu em 2017 um concurso chamado “Genes no Espaço”, promovido pela Boeing, pela Agência Espacial dos Emirados e pelo jornal The National, de Abu Dhabi. A competição incentiva alunos dos ensinos fundamental e médio a criar experimentos sobre os efeitos do espaço no DNA.

Segundo informações da Emirates News Agency (WAM), o projeto de Mansoori consistia no estudo de como mudanças na expressão genética induzidas por stress – como radiação cósmica ou microgravidade – podem ser detectadas no espaço.

O experimento foi lançado ao espaço em agosto de 2017 do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, a bordo de uma cápsula Dragon, impulsionada por um foguete SpaceX Falcon 9, como parte de uma missão de reabastecimento da Estação Espacial Internacional. Na estação, a experiência foi realizada pela astronauta Peggy Whitson, da Nasa, e foi bem-sucedida, de acordo com a WAM.

A estudante quer se tornar astronauta e sonha em ser a primeira mulher dos Emirados a viajar para Marte.

A audiência com o presidente foi acompanhada pelos senadores Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e Eduardo Gomes (MDB-GO). Na foto, Alia Al Mansoori tira selfie com o presidente e seu filho Flávio (dir.).

Carolina Antunes/PR

Publicações relacionadas