Da redação*
Dubai – A companhia britânica British Petroleum (BP) assinou na semana passada um contrato de produção compartilhada com o governo de Omã. O contrato garante o acesso da BP a dois campos de gás que podem conter de 550 bilhões a 850 bilhões de metros cúbicos de gás natural. O contrato foi assinado pelo ministro do Petróleo e Gás de Omã, Mohammed Bin Hamad Al Rumhi, e por Tony Hayward, diretor de exploração e produção da BP. As informações são do site árabe de notícias Al Bawaba.
O contrato cobre uma área de aproximadamente 2,8 mil quilômetros quadrados na região central de Omã, incluindo os campos de gás de Khazzan e Makarem, descobertos em 1993. Os campos ainda não foram explorados porque o gás existente em seus reservatórios é de difícil extração. A BP, uma das maiores especialistas na extração de gás natural, vai utilizar tecnologia de ponta e know-how exclusivo para extrair o gás armazenado sob rochas de baixa permeabilidade.
A extração propriamente dita deve começar em 2010, após a realização de estudos sobre os reservatórios. O gás natural produzido será comercializado pelo governo de Omã. A British Petroleum é uma das maiores companhias do mundo, com quase 100 mil funcionários e operações em mais de 100 países em seis continentes. As principais atividades da companhia são exploração e produção de petróleo e gás natural, refino, venda, fornecimento e transporte. A BP opera no Oriente Médio com sede em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum