São Paulo – Desde que as inundações atingiram o estado do Rio Grande do Sul, o Brasil recebeu manifestações de solidariedade de 60 países e viabilizou a chegada de ajuda humanitária internacional, entre elas dos Emirados Árabes Unidos. O primeiro de três aviões com doações dos Emirados e da comunidade brasileira no país chegou no Brasil no último final de semana.
De acordo com nota divulgada pela Presidência da República do Brasil, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que atua ligada ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, articulou o recebimento de apoio de países como Uruguai, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Emirados Árabes Unidos e Portugal.
“São mensagens de solidariedade e condolências, muitas seguidas de diferentes ofertas de apoio vindas de governos estrangeiros, da sociedade civil, do terceiro setor, de entidades privadas internacionais, de particulares e da comunidade brasileira no exterior para atender às atuais necessidades emergenciais da população gaúcha”, diz a nota.
De acordo com o governo, a ABC trabalha em coordenação com o Comando Operacional Conjunto da “Operação Taquari 2”, integrado por órgãos federais e do governo gaúcho, para analisar cada uma das ofertas solidárias de governos de países amigos e como podem ser efetivamente utilizadas em campo.
Ajuda humanitária dos Emirados
A chegada do avião dos Emirados Árabes Unidos ocorreu no último sábado (18), em Guarulhos, no estado de São Paulo, trazendo 500 geradores, 10 mil pacotes com redes de proteção contra mosquitos, 10 toneladas de produtos para higiene, 10 mil cobertores e 5 mil lâmpadas solares.
Em nota divulgada, o embaixador dos Emirados Árabes Unidos no Brasil, Saleh Alsuwaidi, disse que a iniciativa surgiu das orientações do presidente do país, Mohammed Bin Zayed Al Nahyan, e reflete a profundidade das relações entre os Emirados Árabes Unidos e o governo e o povo brasileiro. Segundo ele, a ajuda humanitária a países irmãos e amigos faz parte das prioridades da política externa dos Emirados.
Leia também:
Emirados enviarão 3 aviões com doações ao RS
Mundo se solidariza com Rio Grande do Sul e Brasil