São Paulo – O Fórum Econômico Mundial divulgou nesta quarta-feira (17) a mais nova edição do Relatório Mundial de Competitividade. O Brasil ficou em 72º lugar no ranking de 140 países, três posições abaixo da registrada no levantamento do ano passado, com uma pontuação de 59,5, num universo que vai de zero a 100. Os Estados Unidos ficaram na primeira colocação, com 85,6 pontos. Na foto, movimentação no Mercado Municipal de São Paulo.
A pontuação dos países leva em consideração fatores como o desempenho das instituições, infraestrutura, utilização de tecnologias da informação, cenário macroeconômico, expectativa de vida, educação, concorrência, abertura comercial, mercado de trabalho, sistema financeiro, tamanho do mercado, dinamismo dos negócios e capacidade de inovação. A maior pontuação do Brasil foi atingida em tamanho do mercado, com 80,9 pontos, o que coloca o País na 10ª posição global neste quesito. A China está na primeira.
Os países árabes mais bem colocados no ranking geral são os Emirados Árabes Unidos, com 73,4 pontos, na 27ª posição; o Catar, com 71, na 30ª colocação; e a Arábia Saudita, como 67,5 pontos, no 39º lugar.
Segundo o Fórum Econômico Mundial, foi utilizada uma nova metodologia para retratar a dinâmica da economia internacional em face da chamada Quarta Revolução Industrial, caracterizada pela inovação e pelo uso de tecnologias digitais. O levantamento mostra que 103 países tiveram pontuação abaixo de 50 no que diz respeito aos processos de inovação. De acordo com o Fórum, a desigualdade entre as economias nesta área é uma das descobertas mais preocupantes do relatório.