São Paulo – A Força Aérea Brasileira (FAB) e a fabricante sueca de caças Saab anunciaram nesta segunda-feira (27) que foi assinado na última sexta-feira (24) o contrato para a compra de 36 caças pelo Brasil. O acordo é estimado em R$ 13,4 bilhões e prevê o fornecimento dos aviões modelo Gripen N/G entre 2019 e 2024, transferência de tecnologia, treinamento e apoio logístico.
Os caças da fabricante sueca foram escolhidos pelo governo brasileiro para aparelhar a FAB em dezembro do ano passado. Eles disputavam a concorrência FX-2 com aviões militares da norte-americana Boeing e da francesa Dassault. O presidente e CEO da Saab, Hakan Buskhe, afirmou que a empresa irá transferir tecnologia e capacidade de projetar e construir caças no Brasil. A Embraer irá liderar o processo de produção dos aviões no Brasil, no entanto, outras empresas do setor de defesa irão participar deste projeto.
A encomenda brasileira prevê 28 aviões com capacidade para um piloto e oito aviões para dois tripulantes. Segundo informações da FAB, a primeira unidade a receber os novos aviões será o 1º Grupo de Defesa Aérea, em Anápolis, Goiás. O esquadrão está sem aeronaves porque os antigos Mirage 2000 foram aposentados no fim de 2013. A FAB negocia agora com a Gripen a cessão temporária de jatos mais antigos até que os novos sejam entregues.