São Paulo – O ministro de Minas e Energia do Brasil, Alexandre Silveira, e o ministro da Indústria e Recursos Minerais da Arábia Saudita, Bandar Alkhorayef, assinaram na terça-feira (13), em Riad, um memorando de entendimentos (MoU) que prevê diversas ações conjuntas na exploração de recursos minerais. Na capital saudita, Silveira participou do evento anual Future Minerals Forum.
De acordo com informações do Ministério de Minas e Energia, o MoU tem vigência de cinco anos, período em que poderão ser realizadas ações de cooperação técnica em geologia, exploração, mineração e avaliação de minérios, intercâmbio de especialistas, realização de treinamentos e trocas de tecnologias. Respeitando-se as legislações de cada país, o memorando prevê o investimento do setor privado dos dois países em aquisição de licenças de exploração e mineração.
A parceria indica, ainda, a criação de uma aliança de investimento em mineração Brasil-Arábia Saudita. O objetivo, informou o Ministério, é promover a cooperação na exploração, no processamento e na agregação de valor a minerais estratégicos.
“O Brasil está construindo alianças estratégicas com países que compartilham uma visão de futuro baseada em desenvolvimento, inovação e transição energética. A Aliança de Investimento em Mineração Brasil–Arábia Saudita é um passo concreto nessa direção, ao unir capacidade financeira, tecnologia e potencial geológico para gerar crescimento sustentável e oportunidades para os dois povos”, afirmou Silveira em comunicado do Ministério. A Arábia Saudita assinou memorandos de entendimento para exploração mineral também com Chile e Canadá durante o fórum.
Leia mais:
Arábia Saudita quer Brasil na sua mineração


