São Paulo – O Brasil está em décimo lugar em atratividade para investimentos em energia renovável, segundo índice da Ernst & Young (EY). A pesquisa analisa o mercado de fontes limpas em 40 países e o Brasil subiu duas posições no ranking em relação ao último levantamento. De acordo com a consultoria, a melhora foi determinada pelos leilões da área previstos para este ano.
A expectativa, segundo análise da EY, é que a energia eólica lidere os investimentos no Brasil. Mário Lima, diretor executivo de consultoria em sustentabilidade da EY, disse que a existência de normas para os leilões de energias renováveis é ponto importante para atrair mais investimentos.
O obstáculo em energia solar no Brasil é a exigência de elevado conteúdo local para a concessão de financiamentos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social. Sessenta por cento dos equipamentos devem ser fabricados no Brasil.
O primeiro lugar na lista é ocupado por Estados Unidos, seguido por China, Alemanha, Japão, Canadá, Reino Unido, Índia, França e Austrália.