São Paulo – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente egípcio, Abdel Fatah El-Sisi, assinaram no domingo (17) um acordo de parceria estratégica, conforme informações do Palácio do Planalto. Sisi está no Rio de Janeiro para participar nesta segunda-feira (18) e na terça-feira (19), como convidado, da Cúpula do G20, grupo das 20 maiores economias globais que, neste ano, é presidido pelo Brasil.
Em seu encontro, os dois presidentes discutiram a ampliação da cooperação dos países em temas como defesa, indústria e cultura, inclusive com o intercâmbio de peças históricas egípcias para os museus do Brasil. Do encontro, pelo lado brasileiro, participaram os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira; da Cultura, Margareth Menezes; das Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.
Ainda na reunião, e no acordo assinado, os dois países concordam em defender o multilateralismo e a promoção da reforma de instituições internacionais. Eles também conversaram sobre os desdobramentos e consequências do conflito em Gaza.
Leia também:
Lula anuncia acordos com Egito em visita oficial