São Paulo – A ministra brasileira do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Márcia Lopes, e o ministro libanês de Assuntos Sociais, Selim El Sayegh, assinaram hoje (22) em Brasília um memorando de cooperação social, que prevê a promoção de ações de assistência técnica, capacitação, gerenciamento de dados e troca de experiência entre os dois países.
O documento foi assinado na presença dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Michel Sleiman, do Líbano, que chegou nesta quinta-feira no Brasil. Os dois países vão elaborar um projeto com iniciativas para reduzir a pobreza, estratégias de desenvolvimento social, proteção e inclusão social, direitos de comunidades vulneráveis, entre outras iniciativas.
Entre as ações já definidas está uma missão brasileira a Beirute, que irá analisar as ações do governo libanês na área social. A elaboração do acordo vem sendo discutida desde março na 2ª Reunião de Ministros e Assuntos Sociais e Desenvolvimento da Cúpula América do Sul e Países Árabes (Aspa), em Brasília. Na ocasião, o ministro El Sayegh visitou um Centro de Referência de Assistência Social, que inclusive algumas das formas de trabalho dessa unidade foram adotadas no país árabe.