São Paulo – O Brasil e a Liga dos Estados Árabes assinaram nesta quarta-feira (30), em Nova York, um memorando de entendimentos para estabelecer cooperação e consultas políticas, econômicas e culturais entre o Itamaraty e o secretariado-geral da Liga Árabe. O acordo foi assinado pelo chanceler brasileiro, Mauro Vieira, e pelo secretário-geral da Liga Árabe, o diplomata egípcio Nabil Elaraby, durante as reuniões paralelas à Assembleia Geral das Nações Unidas.
De acordo com informações divulgadas pelo Itamaraty, o memorando prevê a troca de informações, em encontros anuais, entre o Brasil e a Liga Árabe para fortalecer as relações internacionais, regionais e bilaterais. Entre os temas que serão debatidos estão propostas para fortalecer e expandir a relação entre os envolvidos, troca de pontos de vista sobre temas internacionais e coordenação de posições no âmbito das Nações Unidas e de suas agências, principalmente em questões de paz, segurança internacional e desenvolvimento.
A cooperação em áreas econômicas prevê que o Itamaraty e o secretariado-geral da Liga Árabe convoquem as câmaras de comércio para desempenhar o papel de promover o comércio, o turismo e os investimentos. O memorando prevê também a realização de eventos comerciais nos países árabes e no Brasil com apoio das câmaras árabes.
O memorando ainda prevê a parceria na área cultural e determina que as iniciativas que já estão em vigor sejam aprofundadas, especialmente no diálogo entre civilizações e culturas. Segundo informações do Itamaraty, as parcerias previstas no memorando já eram discutidas e deverão promover a aproximação entre o Brasil e os países representados pela Liga Árabe, que são Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Catar, Djibuti, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iêmen, Ilhas Comores, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Mauritânia, Omã, Palestina, Sudão, Somália e Tunísia.
Aspa
Também nesta quarta-feira representantes dos países da América do Sul e dos Países Árabes realizaram uma reunião em Nova York. Segundo o Itamaraty, foram abordados assuntos referentes à Cúpula América do Sul – Países Árabes, que deverá ser realizada em Riad, na Arábia Saudita, em novembro. O órgão não divulgou detalhes do encontro.