São Paulo – O Brasil será um dos temas do 13º Fórum da Federação dos Empresários Árabes, que ocorre nesta quinta-feira (14) e sexta-feira (15), em Beirute, no Líbano, e é voltado para homens de negócios da região. A Câmara de Comércio Árabe Brasileira estará representada no encontro e o tesoureiro da entidade, Nahid Chicani, dará uma palestra sobre a relação do Brasil com o mundo árabe.
"Falarei sobre a contribuição árabe para o Brasil, como a alimentação sírio-libanesa, a capital muçulmana na América Latina que fica em Foz do Iguaçu, o fato de muitas empresas brasileiras produzirem alimentos halal, de termos mais de 12 milhões de descendentes de árabes, dos vários recursos naturais e dos investimentos para a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos".
Chicani apresentará, ainda, os números das exportações e importações entre o Brasil e os países árabes e os principais produtos comercializados, além de falar sobre acordos de livre comércio entre brasileiros e árabes que já foram fechados ou estão em processo de negociação. Mustapha Abdouni, diretor da Câmara Árabe, também estará presente no evento.
A Federação dos Empresários Árabes é uma organização não-governamental, com sede em Amã, na Jordânia, que tem por objetivo o fortalecimento das relações e da cooperação entre os empresários árabes de diferentes setores econômicos.
O fórum abordará temas como os setores com potencial de investimento e retorno; a facilitação de comércio e de remessa de lucro, e o aprimoramento da infraestrutura voltada para turismo e comércio exterior dos países árabes, como malhas rodoviárias e ferroviárias, portos, aeroportos, etc.
O encontro, que será realizado no Habtoor Grand Hotel, tratará ainda de assuntos como a atuação governamental para aumentar a competitividade no mercado internacional; abertura econômica e liberalização de mercados; projeções de indicadores econômicos e como as nações se preparam para eventuais crises econômicas.