São Paulo – O Brasil enviou para o Líbano, no último sábado (2), uma carga de aproximadamente 90 quilos de remédios para tratamento do câncer solicitada por um hospital pediátrico da capital, Beirute. Os medicamentos seguiram no avião da Força Aérea Brasileira (FAB) KC-30, que realiza o décimo voo de repatriação de brasileiros no país árabe. A aeronave deverá pousar em São Paulo na madrugada desta terça-feira (5).
De acordo com informações do Ministério da Saúde, os remédios enviados foram alocados em caixas especiais e armazenados a uma temperatura entre 2ºC e 8ºC. Além deles, 27,3 toneladas em cestas básicas foram doados após serem arrecadados pela Associação Unidos pelo Líbano (UPL).
A operação Raízes do Cedro, que organiza as repatriações, já levou oito cargas de remédios, insumos médicos e hospitalares e envelopes para reidratação para o país. Parte das doações é do estoque do próprio Sistema Único de Saúde (SUS) e parte foi doada por empresas ou arrecadada por representações diplomáticas. Até a conclusão do nono voo de repatriação, 1.859 pessoas e 20 animais de estimação foram trazidos de Beirute para São Paulo. O décimo voo vem ao Brasil com 213 passageiros e animais de estimação.
A operação Raízes do Cedro é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores por meio da Agência Brasileira de Cooperação. Conta com a parceria do Ministério da Saúde, da Embaixada do Líbano em Brasília, o Consulado Geral do Líbano em São Paulo e da UPL.
Acordo para brasileiros deixarem o Líbano
Nesta segunda-feira (04), o Ministério das Relações Exteriores informou, em suas redes sociais, que “reitera a todos os brasileiros que procurem deixar o Líbano por meios próprios” e afirma que a Embaixada do Brasil em Beirute realizou negociações e garantiu prioridade para o embarque de brasileiros em voos da empresa Middle East Airlines (MEA) com destino a Frankfurt, na Alemanha, e Madri, na Espanha, “nas próximas semanas”.
Leia também:
Campanha arrecada doações para o Líbano
Governo brasileiro doa insumos de saúde ao Líbano