São Paulo – As exportações brasileiras de carne de frango somaram 482,3 mil toneladas em setembro, em queda de 0,6% sobre o mesmo período do ano passado. De acordo com os dados do período divulgados nesta terça-feira (7) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), entre os principais destinos, houve aumento das remessas para África do Sul, México, Arábia Saudita, Filipinas, Coreia do Sul, Iraque e Hong Kong. As vendas ao Iraque voltaram a registrar expansão pelo segundo mês seguido: em setembro, foram exportadas 13,5 mil toneladas, em alta de 7,9% sobre setembro do ano passado.
No total, em valores, foram exportados US$ 857,9 milhões, em queda de 10,1%. Entre janeiro e setembro deste ano, foram exportadas 3,876 milhões de toneladas de carne de frango, em queda de 1% na mesma comparação com 2024. Em valores, as exportações no ano somam US$ 7,1 bilhões, em queda de 1,5%.
Em maio deste ano, houve um caso de gripe aviária em uma granja no Rio Grande do Sul, o que levou à suspensão das exportações do estado em alguns casos, e do Brasil, em outros casos, o que afetou o desempenho do setor. A maior parte dos embargos já foi levantada.
De acordo com a ABPA, o principal importador de carne de frango do Brasil em setembro foi a África do Sul, com importações que somaram 38,7 mil toneladas, em alta de 35,9% sobre o mesmo período de 2024. Foi seguida por Emirados Árabes Unidos, com compras que somaram 37,2 mil toneladas (-10,2%), México (37,1 mil toneladas e alta de 55,5%), Japão (36,4 mil toneladas, em retração de 0,2%), e Arábia Saudita, com expansão de 19,2% nas compras, para um total de 35,7 mil toneladas. O Iraque foi o nono principal destino dos embarques, o terceiro entre os países árabes.
Na nota, o presidente da ABPA, Ricardo Santin afirmou que “há boas expectativas” para que o desempenho dos embarques se mantenha neste mês de outubro, agora apoiado pela retomada das vendas à União Europeia, anunciada no fim de setembro. Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Goiás foram os principais exportadores.


