São Paulo – As exportações de carne de frango cresceram em receita e em volume no mês passado. De acordo com dados divulgados na quarta-feira (01) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), as vendas para o Egito e para a Rússia ajudaram a ampliar as remessas ao exterior. Foram embarcadas 359,6 mil toneladas de carne de frango no mês passado, um crescimento de 19,1% sobre o mesmo mês de 2013. Em faturamento, a expansão foi de 24,3%, e somou US$ 718,8 milhões.
Segundo o comunicado divulgado pela ABPA, o presidente executivo da instituição, Francisco Turra, afirmou que o crescimento das vendas já é resultado da demanda maior da Rússia. “Partimos de oito mil toneladas em agosto para cerca de 20 mil toneladas em setembro”, observou Turra.
Em agosto, a Rússia suspendeu a compra de carne bovina, suína, aves, peixes, queijos, frutas, leite e legumes de países da União Europeia, Estados Unidos, Canadá, Noruega e Austrália. A medida foi adotada em retaliação às sanções impostas por estes países à Rússia em razão do conflito com a Ucrânia.
Além da Rússia, o Egito passou a comprar mais carne de frango do Brasil, o que também se refletiu no crescimento total das vendas. “Para lá, saltamos (os embarques) de quatro mil toneladas em agosto para algo como 13 mil toneladas no mês passado”, afirmou Turra.
Desempenho no ano
De acordo com os resultados da ABPA, entre janeiro e setembro foram exportados 2,965 milhões de toneladas de carne de frango (que inclui cortes, aves inteiras, processados e salgados), o que representa um volume 3,5% maior do que no mesmo período de 2013.
A receita obtida com estas vendas ainda está, contudo, menor do que no ano passado. Até setembro, as exportações somaram US$ 5,882 bilhões, valor 1,8% menor do que as vendas entre janeiro e setembro de 2013. Mas Turra observou que o faturamento menor não é negativo.
“Se verificarmos que entre janeiro e agosto a queda relacionada era de 4,6%, notamos que há uma recuperação na receita dos embarques em setembro, favorecida pelo ótimo desempenho do mês”, afirmou Turra.