São Paulo – O Brasil aumentou suas exportações de veículos de janeiro a agosto deste ano. Nestes oito meses, o País embarcou 312.396 veículos leves, caminhões e ônibus ao exterior, um crescimento de 19,6% sobre o mesmo período de 2015. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (06) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
As vendas externas de máquinas agrícolas e rodoviárias, no entanto, apresentaram uma redução de 11,7% na mesma comparação. De janeiro a agosto de 2016, o País exportou 6.039 destes equipamentos, 797 unidades a menos que nos oito primeiros meses do ano passado.
Na comparação apenas entre os meses de julho e agosto deste ano, o Brasil exportou 11,8% a menos de veículos montados, com 40.191 unidades. Enquanto isso, as vendas externas de máquinas agrícolas em agosto foram 18,6% maiores que em julho, com 894 unidades.
Em valores, o total das exportações de veículos e máquinas agrícolas do Brasil de janeiro a agosto somou US$ 6,70 bilhões, montante 5,7% menor que o faturado nos oito primeiros meses de 2015.
No mercado interno, a Anfavea informou a venda de 1,34 milhão de veículos montados de janeiro a agosto, uma diminuição de 23,1% sobre o resultado do ano passado, que foi de 1,75 milhão. Apenas no mês passado, foram comercializados 183,9 mil unidades, pouco mais que as 181,4 mil unidades vendidas em julho.
“Agosto foi o melhor mês do ano para o licenciamento de veículos novos, mas poderia ter sido ainda melhor. As Olimpíadas surpreenderam a todos e deram uma injeção de ânimo no País, mas impactaram alguns negócios durante o período, principalmente na cidade sede, o Rio de Janeiro. Ainda que em um patamar baixo, é importante destacar que registramos novamente estabilidade na média de vendas diárias”, afirmou Antonio Megale, presidente da Anfavea, segundo nota divulgada pela associação.