São Paulo – Entre janeiro e novembro deste ano as exportações brasileiras de carne de frango ao Oriente Médio somaram 1,25 milhão de toneladas, volume 5,8% menor do que no mesmo período do ano passado. Mesmo com esta redução, o Oriente Médio continua a ser o principal destino dos embarques brasileiros de frango, de acordo com os dados do mês de novembro e do acumulado deste ano divulgados nesta quinta-feira (04) pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).
Entre os países, a Arábia Saudita se manteve como o país que mais importa frango do Brasil. As compras dos sauditas entre janeiro e novembro totalizaram 592,28 mil toneladas, com redução de 6,6% sobre igual período do ano passado.
Os Emirados Árabes Unidos foram o quinto maior importador de frango brasileiro. Neste ano, o Brasil já enviou 233,72 mil toneladas de frango ao país do Golfo, volume que é 3,4% superior ao mesmo período do ano passado. O segundo principal cliente foi a União Europeia, seguida por Japão e Hong Kong.
Outras regiões
Ainda segundo os resultados da ABPA, as vendas para a Ásia, segunda região que mais importou carne de frango do Brasil, subiram 5,2% sobre o período entre janeiro e novembro de 2013 e chegaram a 1,07 milhão de toneladas. As vendas para África, terceira região que mais importa do Brasil, foram de 470,24 mil toneladas e caíram 2,7%.
No total, o Brasil exportou 3,65 milhões de toneladas de carne de frango entre janeiro e novembro, volume 2,4% superior ao acumulado do mesmo período de 2013. A receita com estas vendas somou US$ 7,27 bilhões e foi 1% menor do que em 2013 até novembro. Já no mês passado, o Brasil exportou 327,4 mil toneladas de frango, volume 5,8% menor do que em novembro de 2013. A receita foi de US$ 657,15 milhões, ou retração de 3,2%.
Na nota divulgada pela ABPA, o presidente-executivo da instituição, Francisco Turra, afirma que a perspectiva para o resultado do ano é positiva.