São Paulo – A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) irá realizar um leilão, no próximo dia 10, para a troca de mil toneladas de arroz em casca e a granel pela mesma quantidade do produto já beneficiada. Os alimentos serão doados à população da Faixa de Gaza, na Palestina. A ação é coordenada pelo Ministério das Relações Exteriores.
O leilão será realizado de forma eletrônica e é aberto a qualquer produtor de arroz que tenha condições de entregar a quantidade solicitada do alimento. Somente um produtor poderá arrematar o lote de mil toneladas do produto, que faz parte do estoque do Governo Federal. Em troca, o produtor entrega mil toneladas de arroz beneficiado, embalado e com a documentação pronta para a exportação. A entrega dos produtos deve ser feita até o dia 15 de agosto.
“Houve uma invasão na Faixa de Gaza no ano passado e isso gerou um apelo internacional por ajuda porque a situação de insegurança alimentar se deteriorou muito”, explicou o ministro Milton Rondó, coordenador-geral de Ações Internacionais de Combate a Fome do Itamaraty, sore a escolha do território palestino como beneficiário da ação.
Somente este ano, será o quinto leilão de alimentos feito em prol de países necessitados. Nos leilões anteriores, foram arrecadados alimentos para as populações da Guatemala, Libéria, Serra Leoa e Guiné. Para a Guatemala, foi feito o envio de cereais, enquanto os países africanos também receberam doações de arroz, num total enviado de 2,7 mil toneladas do produto.
O arroz arrecadado no leilão desta semana será enviado à Palestina pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (Unrwa). “Fazemos a entrega no navio, no porto de Rio Grande (RS), e a Unrwa faz o transporte, distribuição e monitoramento da doação”, contou Rondó.
O próximo leilão em benefício de um país árabe será feito em prol da Argélia. O leilão será ainda este ano, em data a ser definida. “Os alimentos irão para os refugiados saharauis, no campo de Tinduf”, revelou Rondó. Nesta ação, serão doados arroz e feijão.
Desde 2011, o Brasil vem realizando doações de alimentos para a população de países mais necessitados. Já foram enviadas ajudas para nações da África, Américas, Ásia e Oriente Médio. No total, até o início de junho, o Brasil já havia enviado mais de 328 mil toneladas de comida para populações carentes no exterior.
Quem tiver interesse em participar do leilão eletrônico da Conab em benefício da Faixa de Gaza pode acessar o aviso do leilão no link http://www.conab.gov.br/conteudos.php?a=1229&t=. O aviso correspondente à doação para a Palestina é o número 096.