São Paulo – As dezesseis empresas brasileiras que participaram da 15ª edição da Feira e Conferência Internacional de Odontologia (AEEDC), realizada entre os dias 1 e 3 de fevereiro, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, fecharam negócios que somam US$ 445 mil. Em 2010, o evento rendeu US$ 347 mil às empresas nacionais participantes.
“De uma maneira geral, o Brasil consolidou-se como uma boa opção de negócios. A maioria das empresas brasileiras já participou de outras edições da feira e conhece a importância do mercado do Oriente Médio. O nível de prospecção para os próximos 12 meses, de U$ 3 milhões, respalda as boas negociações no evento”, afirma Paula Portugal, gerente de Marketing da Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (ABIMO), em nota divulgada pela entidade.
De acordo com a nota, os expositores brasileiros levaram diversos produtos ao evento, como instrumentos odontológicos, peças, componentes para consultórios (cadeiras e luminárias), além de anestesias, materiais para obturação, aparelhos dentários, prótese dental, entre outros. Paula relata que o pavilhão brasileiro foi visitado por um público formado por empresários, distribuidores, compradores e dentistas.
“O Oriente Médio é um dos maiores compradores de produtos odontológicos do Brasil. Em 2010, o Brasil exportou US$ 7,5 milhões em produtos do setor odontológico para o Oriente Médio. Para 2011, espera-se um crescimento de 10% a 12% sobre este valor”, ressalta Paula, na nota da Abimo.
As empresas brasileiras fizeram contato com compradores em potencial de mais de 30 países, entre eles Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Egito, Emirados Árabes, Iêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Mauritânia, Omã, Palestina, Catar, Síria e Sudão.