São Paulo – O Brasil e a Síria querem ampliar suas relações políticas. O tema foi discutido durante encontro entre o diretor do Departamento do Oriente Médio das Relações Exteriores do Brasil, Carlos Martins Ceglia, e o vice-ministro do Exterior sírio, Fayssal Mikdad, realizado nesta semana, de acordo com informações da Syrian Arab News Agency (Sana).
Segundo a Sana, Mikdad falou sobre a posição da Síria diante dos acontecimentos políticos no mundo árabe e suas razões, além de destacar a importância de que estes fatos sirvam para o interesse dos países árabes e as aspirações de seus povos.
O ministro enfatizou que a Síria e o Brasil compartilham princípios comuns representados na vontade de estabelecer boas relações com todos os países, com base na idéia de independência das decisões nacionais, respeito mútuo e a não aceitação de diretrizes estrangeiras.
Sempre de acordo com a Sana, Mikdad destacou a necessidade de alavancar as relações entre os dois países, com a implementação dos acordos já assinados entre ambos, além de expandir a possibilidade de cooperação entre as duas nações.
Já Ceglia afirmou que o Brasil dá grande importância ao fortalecimento das relações com a Síria e os demais países árabes, tanto de forma bilateral quando no âmbito da cooperação América do Sul e países árabes, para a construção de um sistema de cooperação e para ajustar-se às mudanças políticas e econômicas no mundo.
Segundo a Sana, Ceglia ressaltou a solidariedade do Brasil na luta do povo árabe contra a ocupação de Israel nos territórios árabes e para o alcance de uma paz justa na região.
*Tradução de Aurea Santos