São Paulo – O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Marcos Pontes (foto acima), defendeu nesta terça-feira (20) o investimento em desenvolvimento tecnológico no Brasil em parceria com outras nações como forma de superar os desafios globais. Pontes apresentou projetos em desenvolvimento no ministério durante sua participação no Fórum Econômico Brasil & Países Árabes, promovido pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira com a parceria da Liga Árabe e União das Câmaras Árabes.
“A pandemia exige soluções que também são oportunidades para pequenas empresas, que têm respostas a apresentar. Neste sentido, ainda temos dificuldade no Brasil na formação de profissionais de tecnologia. Precisamos ampliar a formação desses profissionais, o que é um dos nossos grandes esforços. A tecnologia será cada vez mais importante na composição do PIB do país, pois está na agricultura, na saúde, na educação, em diversas áreas”, afirmou.
Pontes afirmou que o Ministério está trabalhando no desenvolvimento de quatro áreas temáticas com quatro centros de inteligência artificial destas áreas, que são: Indústria 4.0; Saúde 4.0; Agricultura 4.0; e Cidades Inteligentes. Geralmente, o termo 4.0 se refere à adoção do que existe de mais moderno na tecnologia agregado à internet: inteligência artificial, big data e internet das coisas (conexão à web em aparelhos que não são um computador por origem, como tratores, colheitadeiras e semáforos, por exemplo).
Pontes observou que, devido à pandemia, novos desafios e necessidades surgiram. Entre esses desafios, alguns países se mostraram deficientes na produção de equipamentos de primeira necessidade para combater a pandemia. O Brasil, afirmou, pode não apenas produzir como também atuar em parceria com as nações que necessitam de apoio. “O trabalho em conjunto em favor do benefício das pessoas, nós precisaremos fazer juntos”, concluiu.
Acompanhe cobertura completa do fórum no site da ANBA.
Reportagem de Marcos Carrieri, especial para a ANBA.