São Paulo – A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) anunciou ontem (21) que vai levar o know-how brasileiro na gestão de shoppings ao exterior. De acordo com a entidade, seu presidente, Marcelo Carvalho, vai representar o Brasil em um curso sobre o tema em Botswana, na África.
Segundo a Abrasce, o curso será ministrado amanhã e depois na primeira Universidade de Shopping Centers do continente africano, com organização do International Council of Shopping Centers (ISCS).
Carvalho, de acordo com a entidade, será o responsável pelo curso, voltado para cerca de 150 executivos de Angola, Botswana, Nigéria e África do Sul. “O trabalho dos empreendedores brasileiros tem sido cada vez mais valorizado pelo sucesso dessa indústria e pela sua característica cada vez mais global. Atividades como essa que realizamos no continente africano ressaltam esse fato”, disse ele, segundo nota da Abrasce.
A associação tem mais de 30 anos e reúne os principais empresários brasileiros do ramo de shoppings, entre empreendedores, administradores, prestadores de serviços e lojistas. Seu objetivo é fortalecer a indústria no país.
A entidade, de acordo com a nota, vem ampliando sua cooperação com instituições internacionais, como o ICSC. Entre os dias 08 e 10 de setembro a Abrasce vai promover em São Paulo o 10° Congresso Internacional de Shopping Centers e Conferência das Américas.
Sgundo a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), foram inaugurados 22 shopping centers no Brasil em 2007. Eles passaram de 622 unidades para 644. O faturamento nominal do segmento passou de US$ 60,3 bilhões, em 2006, para US$ 68,4 bilhões no ano passado. No final do ano, os shoppings do Brasil empregavam 868 mil pessoas.
Na seara dos investimentos estrangeiros, segundo a Abrasce, nos últimos três anos o capital que chegou ao país para ser aplicado no setor alcançou R$ 7,5 bilhões.
Mais informações
Abrasce
Tel: +55 (11) 5502-3277
E-mail: abrasce@abrasce.com.br