São Paulo – Um projeto de música e uma cidade do Brasil são indicados ao prêmio MCA – Music Cities Awards 2024, cujos vencedores serão anunciados neste domingo (8) em Riad, na Arábia Saudita. O Conexões Musicais, programa de educação musical da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, é finalista na categoria Melhor Iniciativa para Apoiar o Desenvolvimento da Educação e da Carreira Musical, e a cidade de Salvador, capital do estado da Bahia, concorre como Melhor Cidade Musical Global.
O Music Cities Awards é uma competição internacional criada para reconhecer e premiar projetos que usam a música para aumentar o desenvolvimento econômico, social, ambiental e cultural das cidades. Juntamente com a premiação ocorre, até 10 de dezembro, em Riad, uma convenção, com workshops, mesas-redondas, masterclasses e painéis com o mesmo foco da competição, o desenvolvimento das cidades pela música.
O Conexões Musicais é um projeto de responsabilidade social e democratização cultural que a Orquestra Sinfônica Brasileira executa nos municípios por onde passa. Juntamente com um circuito de apresentações da orquestra em espaços públicos ou centros culturais locais das cidades, são promovidos estudos, educação e sensibilização musical, especialmente em escolas públicas. O programa já envolveu mais de nove mil alunos em 38 cidades brasileiras. Pelo projeto foram dados 103 concertos didáticos.
A vice-presidente da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral Souza Leite, representará a instituição na premiação em Riad, onde o projeto compete com iniciativas da Grã-Bretanha e da Austrália. No dia 09, a vice-presidente fará a palestra “A Educação Musical e a Importância da Música nas Escolas”, dentro do painel “Estratégias futuras para a educação musical”, que abordará modelos inovadores e bem-sucedidos no ensino de música.
Salvador musical
A cidade de Salvador disputa o primeiro lugar com London e Brampton, ambas do Canadá. De acordo com informações divulgadas pela Prefeitura Municipal de Salvador no anúncio dos finalistas, o prêmio internacional busca reconhecer a cidade que melhor integra a música como ferramenta de desenvolvimento social, econômico e cultural. A capital baiana tem desde o ano de 2016 o título de Cidade Criativa da Música pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
A articulação para a premiação é do Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura Municipal de Salvador com a Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). “A indicação reforça a potência cultural da capital baiana e a importância da música como um pilar central para o desenvolvimento local e internacionalização de Salvador”, disse o titular da Secult, Pedro Tourinho, em material divulgado na época. No ano passado, Salvador foi premiada no Music Cities Awards 2023, na categoria “Melhor Iniciativa de Turismo Musical” por promover o turismo por meio da música.
Leia também:
As músicas árabes que fizeram sucesso em 2020