Brasília – As turbulências na economia internacional não provocaram a saída de capitais estrangeiros do Brasil, disse nesta terça-feira (25) o secretário do Tesouro, Arno Augustin. Segundo ele, a ameaça de rebaixamento da nota do Brasil pela agência de classificação de risco Standard & Poor’s é isolada e o mercado continua a confiar no País.
“Até agora, somente a Standard & Poor’s se manifestou e não mudou o rating [nota do País], apenas mudou o viés [perspectiva de alterar a nota]. Os próximos meses vão mostrar se o viés está certo ou não”, declarou o secretário. Ele assegurou que os fundamentos da economia brasileira continuam sólidos, o que está expresso no interesse dos investidores pelos títulos públicos brasileiros.
“Na semana passada, fizemos vários leilões de compra e de venda de títulos públicos. O volume de títulos vendidos foi muito maior que o de papéis comprados. O que o mercado de fato pensa manifesta-se na compra de títulos, não em declarações de analistas”, disse Augustin.