São Paulo – O Programa de Estudante-Convênio (PEC-PG) está com as inscrições abertas até 15 de outubro para estrangeiros interessados em receber bolsas para cursos de mestrado e doutorado no Brasil.
O PEC-PG é uma iniciativa conjunta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério das Relações Exteriores (MRE) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
São elegíveis ao programa estudantes de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos de cooperação cultural e educacional. Alunos da Argélia, Egito, Líbano, Marrocos, Síria e Tunísia podem se candidatar às bolsas.
O objetivo do PEC-PG é aprimorar a qualificação de professores universitários, pesquisadores, profissionais e graduados do ensino superior, com o objetivo de ampliar sua contribuição para o desenvolvimento de seus países.
Entre as exigências para se inscrever estão a proficiência em língua portuguesa e a aceitação para o mestrado ou doutorado por uma instituição de ensino superior brasileira, pública ou privada, com conceito igual ou superior a três na avaliação da Capes.
Para as bolsas de mestrado, o prazo máximo de financiamento é de 24 meses e o valor mensal recebido pelo estudante é de R$ 1.350. Para bolsas de doutorado, o prazo limite é de 48 meses e o valor mensal do auxílio é de R$ 2 mil.
Os valores pagos são para a manutenção dos estudantes no País, já que as instituições conveniadas pelo programa não poderão cobrar mensalidades ou taxas do bolsista. Os alunos que concluírem o curso com êxito também ganham a passagem de volta para seus países de origem.
As instruções para participação no PEC-PG estão disponíveis no manual do programa, no link: http://www.dce.mre.gov.br/PEC/PG/manual_PEC-PG_2012.pdf. Mais informações podem ser obtidas com a Capes, pelo e-mail pecpg@capes.gov.br ou pelo telefone +55 61 2022-6664, e também com o CNPq, pelo e-mail pec-pg@cnpq.br.

