São Paulo – A feira de defesa Milipol, do Catar, teve início nesta segunda-feira (15) em Doha, capital do país árabe. O Brasil participa com pavilhão organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança (Abimde) e mais nove empresas brasileiras do setor.
O primeiro-ministro e ministro do Interior do Catar, Khalid bin Khalifa bin Abdulaziz Al Thani, visitou o pavilhão brasileiro para conhecer as novidades apresentadas. Representantes de países como Suíça, Malásia e Coreia do Sul também estiveram no espaço.
Apenas cinco países contam com pavilhões exclusivos na Milipol Qatar e o Brasil é um deles. As empresas brasileiras participantes são Atech, Avibras, CBC, Condor, Embraer, Kryptus, M&K, Siatt e Taurus. O objetivo da Abimde é apoiar as empresas do setor a expandirem seus negócios no mercado internacional, a exemplo do que aconteceu na Idex, feira de defesa em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, em fevereiro.
Além de profissionais da Abimde, estão presentes no pavilhão o embaixador do Brasil no Catar, Luiz Alberto Figueiredo Machado, e representantes da Secretaria de Produtos de Defesa (Seprod) do Ministério da Defesa.
“O primeiro dia da Milipol foi muito interessante para as nossas empresas. Fortalecemos nosso espaço no cenário mundial”, afirmou o diretor de Projetos e Relações Institucionais da Abimde, Paulo Albuquerque.
A Milipol Qatar acontece no Doha Exhibition and Convention Center (DECC) e segue até a próxima quarta-feira (17). Esse é o segundo evento de segurança que o Brasil participa desde o início da pandemia, após a Idex.
A participação brasileira na Milipol é promovida pela Abimde e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio dos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores e da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira.